19 de jun de 2012

Dica cultural - Filme da História do bairro de M'Boi Mirim

DOCUMENTÁRIO
M' Boi Mirim - Dos Índios, das Águas, dos Sonhos

Clique para assistir o documentário do seu bairro e compartilhe também


DICA
Para quem ainda não assistiu, já está disponível no Youtube, o filme da região de M’Boi Mirim, produzido entre 2008/2009. Oo documentário faz parte da série Histórias dos Bairros de São Paulo, patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura.
Intitulado “M’Boi Mirim - Dos Índios, das Águas, dos Sonhos”, o curta-metragem faz um mosaico da região, localizada no extremo da zona sul de São Paulo, que já foi uma das mais violentas da cidade, hoje completamente transformada com iniciativas de organizações não-governamentais e expressivos movimentos da própria comunidade.
M’Boi Mirim é um nome indígena que significa: Cobra Pequena. Apresentado por um grupo de índios que já morou na região, mostra as várias facetas do bairro, origem de importantes movimentos sociais na década de 1970 e notório em função da violência nos anos 1980. Rica região de mananciais, a contradição entre a moradia e a preservação dos recursos hídricos é vivida de modo contundente.
Além dos principais fatos que contribuíram para a história da região, o curta retrata também às ações de novos coletivos e movimentos socioculturais do Jardim Ângela, Jardim São Luís, Guarapiranga e etc.
Esse documentário é uma boa dica para quem gosta de pesquisar a historia do bairro, além de ser um bom material para se trabalhar em sala de aula e projeção em comunidades.


FICHA TÉCNICA
Documentário:
M’Boi Mirim – Dos índios, das águas, dos sonhos
(São Paulo, 2009, cor, 26 min)
Direção: Miriam Chnaiderman

"Dica Culrual da Casa Popular de Cultura de M'Boi Mirim"
Fonte pesquisada: SMC/PMSP - Hostmix

Nenhum comentário: