Feliz aniversário para Piraporinha
 |
Foto: Largo de Piraporinha na estrada do M'Boi Mirim (arquivo CPC MBoi) |
"Desculpe pelo meu sotaque caipira,
pois nasci aqui em Piraporinha"
(Frase dita pelo Sr. Euclides Klein, em 2003.)
O bairro de Piraporinha faz mais um aniversário e para celebrar, a Lei Municipal nº 13.264/02, instituiu o “Dia de Piraporinha”, a ser comemorado em 06 de Agosto de cada ano, data que também se faz às homenagens ao padroeiro do bairro, o Bom Jesus.
Sua historia inicia quando o bairro ainda se chamava Tuparoquera, (palavra indígena que significa: trovão adormecido e/ ou deus sábio), na qual era uma fazenda pertencente ao antigo município de Santo Amaro e adquirida no final do século XIX, pela família Klein, grupo da colonização alemã de 1827.
No inicio do século passado essa região era predominantemente rural com muitos bosques, rios e poucos habitantes, décadas depois, com a expansão das cidades e o desenvolvimento industrial transformaram suas características de campo para vilas de operários vindos de varias partes do país em busca de trabalho nas fabricas e moradia barata, local onde lentamente chegava o comercio, escolas, asfalto, luz e água encanada na região.
A partir dos anos 70, o bairro já se encontrava densamente habitado de forma desordenada e com problemas de infra-estrutura e abandono do poder publico.
Dois pontos a serem considerados para sua formação foram: a edificação da antiga paróquia Bom Jesus de Piraporinha e a fundação da Casa Popular de Cultura de M’Boi Mirim, referências locais que contribuíram para identidade de seus moradores e transformação comunitária.
Localizado na zona sul de São Paulo, o bairro ainda é considerado como “dormitório”, apesar do movimento frenético de seus comércios e os constantes engarrafamentos na estrada do m’boi mirim. Sua população originou-se na migração do nordeste, estado de Minas Gerais e demais localidades do Brasil.
E atualmente, o bairro de Piraporinha concentra os variados grupos de pessoas de várias raças, credos e cultura urbana, seus moradores tentam inserir cada vez mais no mercado de trabalho e educação, buscando uma melhor qualidade de vida contribuindo ainda mais para o desenvolvimento dessa metrópole.
Contudo, o bairro de Piraporinha completa neste sábado 6 de agosto, mais um ano de existência e mesmo com o corre-corre do cotidiano, nada mais do que lembrar é desejar um Feliz Aniversário a esse bairro, especialmente aos seus moradores.
Parabéns Piraporinha...
Essa homenagem é um presente dos membros participantes da Casa Popular de Cultura M'Boi Mirim.